Pular para o conteúdo principal

Como escolher a aliança ideal?

As alianças de casamento são usadas pelos noivos após uma cerimônia de casamento, seja no religioso ou no civil. As trocas das alianças de casamento são feitas no momento final na cerimônia, onde os noivos colocam a aliança no dedo da mão esquerdo de cada um, simbolizando uma união matrimonial. Assim, como todos os demais itens do casamento a aliança também merece cuidados especiais, pois precisam ser confortáveis, bonitas e duráveis. Você sabe como escolher alianças de casamento? Então confira todas as dicas que você precisa saber sobre essa jóia e acerte na escolha da sua aliança.
Como escolher alianças de casamento
Atualmente no mercado há uma ampla variedade de modelos de alianças de casamento, porém é preciso levar em consideração alguns quesitos básicos na sua escolha, entre eles são: os estilos e modelos de alianças, o seu orçamento, o gosto do casal, formato das mãos, tipo de ouro e a qualidade das alianças. Através desses quesitos é possível escolher uma ótima aliança de casamento.

Estilos de alianças de casamento

Existem vários estilos de alianças, variando desde os modelos mais clássicos até os mais modernos. Para os casais tradicionais, as alianças de ouro amarelo polido são as mais indicadas, podendo ser de 14, 18 ou 24 quilates. Quanto maior for o número de quilates da sua aliança, mais dourada ela será. Já para os casais modernos, pode-se optar pelas alianças com modelos menos arredondados ou ainda as alianças quadradas.
Como escolher alianças de casamento
Dentre os mais variados tipos de alianças as mais comuns são as alianças cravejadas com pedras, brilhantes e diamantes. Os estilos variam conforto o formato das alianças de casamento escolhidas, algumas podem ser menos ou mais arredondas ou quadradas, com estilos anatômicos, industrializados e até mesmo alianças de casamentos confeccionadas artesanalmente.
As alianças anatômicas são muito confortáveis, devido o fundo interno ser abaulado, ou seja, o fundo da aliança é arredondado internamente, fazendo com que a jóia não aperte ou incomode os dedos. Se você está à procura de conforto, as alianças de casamento anatômicas são excelentes sugestões.
Como escolher alianças de casamento
As alianças que passam pelo processo de industrialização não podem ser modificadas com facilidade, diferente das alianças confeccionadas artesanalmente que além de terem um acabamento diferenciado, são confeccionadas especialmente a partir do gosto do casal, permitindo que os noivos escolham detalhes e formas do jeito que preferir.  Além disso, é uma forma de ter uma aliança exclusiva e única, compatível com o orçamento do casal.
Para os noivos que desejam uma aliança especial e exclusiva podem optar pelas alianças de casamento personalizadas. Nesse caso os noivos poderão escrever seus nomes, data do casamento, declarações de amor, poemas ou um trecho de uma música dentro da aliança ou fora dela, podendo ser visível para todos. Existem ainda as alianças distintas, isto é, uma aliança específica para o homem e outra para a mulher.

Diferenças entre os tipos de ouro

Como escolher alianças de casamento
Assim como a formato, estilo e modelo das alianças de casamento é muito importante saber a diferença entre o ouro 14, 18 e 24 quilates. O ouro composto de 18 quilates possui 75% de ouro puro e 25% de ligas metálicas, cobre e prata. As alianças de casamento com 14 quilates é o menos puro, diferente do ouro com 24 quilates que é o ouro mais puro.
Não há uma moda para aliança que determina um estilo para cada temporada, assim como a moda. Porém, existem diferentes tipos de personalidade do casal que pode ser refletido através da aliança. O que pode acontecer é que sempre haverá um modelo de aliança de casamento que vende mais em uma determina época. Portanto, procure não comprar alianças por impulso, só porque está na moda ou porque está usando, as alianças de casamento devem ser planejadas com o tempo e escolhidas com o casal junto, pois deverá permanecer nos dedos dos noivos durante anos.

Qualidade das alianças

Como escolher alianças de casamento
Em relação à qualidade das alianças de casamento, geralmente devem existir duas marcas na parte interior da aliança de casamento. Uma marca deve conter a marca do fabricante e a outra a qualidade do material e para as alianças feitas com mais de um material, devem conter três marcas que são duas de qualidade do material e outra do fabricante.
Se você optar por alianças com diamante, preste atenção no corte da pedra, pois é o corte que determina o brilho da jóia, bem como a medida, o peso e a qualidade da jóia. Se você não entender muito bem do assunto, a dica é que procure um joalheiro de confiança ou alguém que entenda sobre o assunto para lhe auxiliar nessa situação.
Como escolher alianças de casamento
Lembre-se que no dia de provar as alianças de casamento, procure reservar a prova para os dias em que a temperatura do corpo esteja normal, pois os dedos pela manhã ou após a prática de atividades físicas tendem a ficar mais inchados, bem como se diferem de largura entre o verão e o inverno. Caso contrário corre-se o risco de provar a aliança em um dia inadequado e chegar no dia do casamento a aliança ficar sobrando.
Na hora de comprar as alianças de casamento considere o estilo de vida do casal, se você ou sua noiva tem um estilo de vida mais esportivo, prefira as alianças de casamento mais finas e arredondas. Evite os modelos maiores e mais trabalhados. Quem trabalha muito com as mãos devem evitar as alianças com pedras e procurar alianças mais lisas e espessas.

Tipos de mãos

Assim como a sua profissão, os tipos de mãos e dedos também interferem na escolha das alianças de casamento. Para os noivos que possuem dedos finos, as melhores escolhas são as alianças mais achatadas. Alianças finas se perdem em mãos e dedos grandes e grossos, as alianças com larguras maiores são as mais indicadas. Para os noivos com mãos pequenas, alianças com pedras deixam as mãos mais harmoniosa.
Dedos compridos pedem alianças com design na diagonal, já os dedos mais grossos alianças mais largas são as melhores. Mas, independente do formato das mãos ou tamanho dos dedos, escolha uma aliança que lhe agradará durante anos, afinal a aliança é o maior símbolo de compromisso e amor para os noivos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como manter seu sofá limpo? Confira as dicas

Manter o sofá da sala limpo é uma questão de prevenção e tarefa bastante difícil, ainda mais quando se tem crianças em casa.
Temos que educar as crianças e adultos a seguirem certas regras que vão prevenir a sujeira no sofá.
O pó do dia a dia prejudica a aparência e se ocorrerem manchas o estofado terá menor durabilidade.
Regras para prevenir a sujeira no sofá.

Quer proteger seu sofá novo?

Mande fazer capas de sarja da cor crua, tomando o cuidado de molhá-la para que o tecido encolha, antes da confecção da capa.
Não deixe:
Crianças brincarem em cima do sofáCachorros subirem neleUsar o sofá como lugar de refeiçõesAdultos colocarem o pé no sofá Tenha ao lado do sofá um banquinho para colocarmos o pé. Um bom sofá é uma peça muito cara e depois de suja, manchada, estragada não tem jeito de voltar ao que era antes. Mesmo assim vamos lhe passar algumas dicas de conservação e limpeza de sofá.
Limpeza rotineira do sofá
A limpeza do sofá deve ser feita semanalmente. Tiram-se as almofadas s…